DestaqueUOL

MP de SP derruba perfis que divulgavam fotos de vítimas de acidente com avião da Voepass; 31 contas foram removidas nas redes sociais.




Ministério Público de São Paulo age contra divulgação de fotos das vítimas do acidente com avião da Voepass

Ministério Público de São Paulo age contra divulgação de fotos das vítimas do acidente com avião da Voepass

No último dia 9, o Ministério Público de São Paulo tomou uma ação firme contra a divulgação inadequada de fotos das vítimas do trágico acidente envolvendo o avião da Voepass, que resultou na morte de 62 pessoas. Nesse período, ao menos 31 perfis nas redes sociais foram derrubados pela Promotoria, com o objetivo de coibir a propagação desrespeitosa das imagens.

O CyberGaeco, em parceria com o Cyber Lab do Ministério da Justiça, está trabalhando ativamente para identificar e combater contas falsas que buscam lucrar em cima da tragédia, sob a alegação de arrecadar recursos em nome das famílias das vítimas do acidente aéreo em Vinhedo (SP).

Além disso, o MP-SP também está oferecendo suporte integral às famílias das vítimas, disponibilizando apoio psicológico, social e jurídico. Dois canais diretos foram disponibilizados para contato: o e-mail apoiovinhedo@mpsp.mp.br e o WhatsApp (11) 96591-1372.

O acidente

O voo 2283 da Voepass caiu na sexta-feira durante sua rota de Cascavel (PR) para Guarulhos (Grande São Paulo), atingindo uma casa no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela. Testemunhas registraram a queda livre da aeronave, seguida por uma explosão e muita fumaça.

O trágico acidente resultou na perda de 58 passageiros e 4 tripulantes. O avião, que decolou às 11h50 com previsão de chegada às 13h40, perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto, iniciando às 13h21, conforme dados do site Flight Aware, que monitora voos em tempo real globalmente.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, o piloto não atendeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo a partir das 13h21, sem declarar emergência ou mencionar condições climáticas adversas.

Nas primeiras horas após o acidente, especialistas em aviação consultados pela Folha levantaram algumas possibilidades sobre as causas, enfatizando que é prematuro determinar os fatores exatos. A caixa-preta da aeronave foi recuperada, o que pode trazer mais detalhes sobre o ocorrido.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo