DestaqueUOL

Lula se encontra com governador argentino em Brasília para discutir temas econômicos e de investimentos







Encontro entre Lula e Kicillof

Presidente Lula recebe Governador Kicillof em Brasília

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), tem agendado para esta terça-feira (13) um encontro com o Governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, conhecido por sua postura política oposicionista em relação a Javier Milei.

Este encontro, que consta na agenda oficial de Lula, ocorre cerca de um mês após a visita de Milei a Santa Catarina, onde participou de um evento conservador e se encontrou com o ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Governador Kicillof também será recebido em Brasília pelo chanceler Mauro Vieira, no Palácio do Itamaraty. Além disso, está previsto um encontro do peronista com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

De acordo com autoridades do governo da província de Buenos Aires, a visita tem como objetivo a discussão de temas econômicos e de investimentos, demonstrando a importância das relações bilaterais entre Brasil e Argentina.

Kicillof, que foi ministro da Economia durante o governo de Cristina Kirchner e é um dos líderes do peronismo, saiu fortalecido das urnas ao ser reeleito governador da província de Buenos Aires com ampla margem, uma região que concentra cerca de 40% da população argentina.

Embora liderem as maiores economias da América do Sul e sejam sócios no Mercosul, Lula e Milei são adversários políticos e nunca se reuniram pessoalmente. A hostilidade entre eles remonta à campanha argentina, com Milei chamando Lula de “corrupto” e recusando um encontro por vê-lo como “comunista”.

A viagem de Milei a Santa Catarina e seu encontro com Bolsonaro foram vistos como uma provocação pelo governo brasileiro, mas a situação não se intensificou devido ao discurso moderado de Milei, que evitou críticas diretas a Lula durante o evento em Balneário Camboriú.

O encontro entre Lula e Kicillof marca uma tentativa de diálogo entre diferentes correntes políticas da América do Sul, refletindo a complexidade e a importância das relações regionais na atualidade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo