DestaqueUOL

Descoberta água líquida em Marte: Cientistas revelam novas informações sobre a vida nas profundezas do planeta vermelho





Em uma descoberta surpreendente, cientistas revelaram que Marte possui um reservatório de água líquida em suas profundezas. A revelação foi feita pelo cientista planetário Vashan Wright, do Instituto Scripps de Oceanografia da Universidade da Califórnia, em San Diego, principal autor de um estudo publicado na renomada revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Segundo Wright, a crosta marciana é quente o suficiente para manter a água em estado líquido, enquanto em profundidades mais rasas, a água estaria congelada.

Michael Manga, cientista planetário e coautor do estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, comentou sobre a possibilidade de vida microbiana nas profundezas do subsolo marciano, onde as rochas estão saturadas de água e há energia disponível para sustentar formas de vida.

A descoberta foi possível graças à missão da sonda InSight, que pousou em Marte em 2018 com o objetivo de estudar o interior do planeta vermelho. Durante sua missão, a InSight coletou dados sobre as camadas internas de Marte, desde o seu núcleo até a crosta.

Wright explicou que a medição da velocidade das ondas sísmicas permitiu identificar a presença de água líquida dentro de rochas ígneas fraturadas na crosta marciana. Ele ressaltou que os mesmos modelos de física de rochas utilizados na Terra foram aplicados para essa descoberta em Marte, mostrando semelhanças nos processos geológicos entre os dois planetas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo