Agência BrasilDestaque

Tragédia aérea em Vinhedo: Corpo de Bombeiros conclui resgate dos corpos das vítimas do voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas

Na última sexta-feira, dia 9 de outubro, uma tragédia chocou o país. O voo 2283 operado pela Voepass Linhas Aéreas caiu em um condomínio residencial em Vinhedo, interior de São Paulo, resultando na morte de 58 passageiros e 4 tripulantes. Após dois dias de intensos trabalhos de resgate, o Corpo de Bombeiros conseguiu concluir a operação de resgate dos corpos das vítimas.

Infelizmente, não houve sobreviventes nesse trágico acidente e todos os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista para os procedimentos de reconhecimento. Até o momento, apenas dois corpos foram identificados, trazendo uma angústia adicional para as famílias das vítimas, que aguardam a liberação dos corpos para realizarem os funerais.

As equipes que estiveram no local do acidente encerraram suas atividades às 22h45 do último sábado, após a retirada de todos os 62 corpos dos escombros. O local permanece fechado e sob a responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que está conduzindo as investigações para determinar as causas do acidente.

As caixas-pretas da aeronave, que contêm informações cruciais sobre o voo desde a decolagem em Cascavel (PR) até a queda em Vinhedo, começaram a ser periciadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). Paralelamente, a Polícia Científica do Paraná instalou um posto em Cascavel para coleta de dados e amostras de DNA, auxiliando no processo de identificação das vítimas que estão no IML de São Paulo.

O Instituto Médico Legal está intensamente dedicado ao reconhecimento dos corpos, contando com cerca de 40 profissionais especializados. Famílias das vítimas estão sendo acolhidas no auditório do Instituto Oscar Freire, recebendo orientações sobre documentações médicas e coleta de materiais biológicos para exames genéticos, se necessário.

Diante da gravidade da situação, o governo paulista e a Voepass Linhas Aéreas estão prestando apoio às famílias das vítimas, garantindo acomodações em hotéis nas proximidades do IML e assistência psicológica. O momento é de profunda tristeza e solidariedade, enquanto as investigações continuam para esclarecer as circunstâncias dessa terrível tragédia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo