Agência BrasilDestaque

Tragédia aérea em Vinhedo: Cenipa inicia remoção dos motores da aeronave da Voepass Linhas Aéreas, que matou 62 pessoas

Neste domingo (11), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), deu início ao processo de remoção dos motores da aeronave da Voepass Linhas Aéreas, matriculada como PS-VPB. Este avião caiu na tarde da última sexta-feira (9) na cidade de Vinhedo, localizada no estado de São Paulo, resultando na trágica morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

O procedimento de retirada dos motores da aeronave está sendo acompanhado por representantes do France Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, também conhecido como BEA, que é o órgão responsável pela fabricação da aeronave, juntamente com a presença de membros da agência canadense Transportation Safety Board of Canada (TSB), que se encarrega da fabricação dos motores.

Segundo comunicado emitido pela FAB neste domingo, os motores turboélice da marca franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR) serão inicialmente armazenados em São Paulo, nas dependências do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), a fim de dar continuidade às investigações técnicas.

Conforme informações disponíveis no site oficial da ATR, o motor turboélice PW127M utilizado na aeronave foi desenvolvido e fabricado pela Pratt & Whitney Canada, e posteriormente certificado pela Transport Canada Civil Aviation.

No último sábado (10), as caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283 foram abertas por especialistas do Cenipa/FAB. Estima-se que a análise dos conteúdos presentes nas caixas-pretas será concluída em aproximadamente 30 dias, momento em que será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.

O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, representante do Cenipa, tem uma coletiva de imprensa marcada para o meio-dia deste domingo, em frente ao local do acidente aéreo no condomínio residencial Recanto Florido, em Vinhedo. O objetivo é fornecer atualizações e informações sobre o andamento das investigações em curso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo