DestaqueUOL

Queda do avião ATR-72 em Vinhedo: Aeronave batizada de “Maritaca” cai com 62 pessoas a bordo em acidente trágico.



Aeronave que caiu em Vinhedo tinha apelido “Maritaca”

No último dia 9, um trágico acidente envolvendo o avião ATR-72, com 62 pessoas a bordo, chocou a cidade de Vinhedo, em São Paulo. A aeronave, conhecida como “Maritaca”, recebeu esse apelido devido a uma tradição na aviação de dar nomes únicos aos aviões para facilitar sua identificação.

O nome “Maritaca” estava claramente visível na fuselagem da aeronave, abaixo de uma bandeira do Brasil, próximo à janela do piloto. Imagens capturadas por sites especializados em aviação e compartilhadas nas redes sociais mostram o apelido do avião que pertencia à empresa Nordic Aviation Capital e era operado pela Voepass desde setembro de 2022.

Fabricado em 2010 pela Avions de Transport Régional, uma empresa franco-italiana, o ATR-72 é um modelo amplamente utilizado na aviação, com mais de 2 mil aeronaves em operação ao redor do mundo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave da Voepass estava em conformidade com todas as regulamentações e autorizações necessárias para voar.

As circunstâncias que levaram à queda do avião ainda estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira. Uma das hipóteses levantadas por especialistas é que a aeronave possa ter sofrido uma perda de sustentação devido ao acúmulo de gelo nas asas, ocasionado pelas condições climáticas adversas na região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo