DestaqueDiário do Rio

O belo e o sagrado: A história da arquitetura religiosa do Rio de Janeiro contada por Thiago Ribeiro em novo livro







Reportagem Especial: A Arquitetura Religiosa do Rio de Janeiro

Reportagem Especial: A Arquitetura Religiosa do Rio de Janeiro

Lapa dos Mercadores
Avatar photo

Nossa cidade, Rio de Janeiro, possui sua história alicerçada na fé e no esforço de um povo na construção de uma sociedade sobre os valores da fé cristã. Se ainda formamos uma cidade excludente, violenta e pagã, é porque ainda estamos longe do apogeu como civilização. Temos um longo percurso a percorrer, mantendo a fé nas sementes que foram plantadas pelas gerações que nos antecederam.

É muito interessante o livro do jornalista Thiago Ribeiro, que apresenta um histórico da cidade, construída em torno de edificações religiosas e da fé do povo carioca. A obra “Uma cidade arquitetada na Fé”, apresenta uma reflexão de como os valores cristãos estão profundamente internalizados no jeito do carioca interagir com o ambiente construído. Mostra como as instituições se consolidam a partir de princípios do evangelho, como a solidariedade, o serviço aos necessitados, a evangelização e a tolerância e inclusão dos gentios e estrangeiros. A cidade do Rio sempre manteve os braços abertos aos viajantes, turistas e todos os povos que aqui buscam abrigo.

Uma Cidade Arquitetada na Fe O belo e o sagrado na arquitetura do Rio de Janeiro

Vamos aprofundar em quatro pontos que são oportunos:

Primeiramente, quando pensamos em uma edificação de Igreja, Templo ou de um Santuário, é importante retornarmos aos princípios fundamentais da arquitetura, enquanto arte e técnica: A triáde Vitruviana…

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp

entrar grupo whatsapp O belo e o sagrado na arquitetura do Rio de Janeiro



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo