Agência BrasilDestaque

Abertas caixas-pretas do voo 2283 da Voepass Linhas Aéreas para análise; Relatório Preliminar deve ser divulgado em 30 dias.

No último sábado (10), as caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, foram abertas por profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Essa ação marca o início de uma etapa crucial na investigação do trágico acidente aéreo que ocorreu na sexta-feira (9) em Vinhedos, interior paulista.

De acordo com informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), os trabalhos de análise dos conteúdos dos gravadores já começaram e devem ser finalizados em um prazo de 30 dias. O objetivo é apresentar o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico, que poderá fornecer importantes detalhes sobre as circunstâncias que levaram à queda da aeronave turboélice ATR, operada pela Voepass.

O material das caixas-pretas foi encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília, onde equipes do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão trabalhando incessantemente na extração e degravação dos dados. Essa fase inicial de investigação busca examinar as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional, os fatores humanos, além de realizar um estudo detalhado dos componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura envolvidos no acidente.

O voo 2283 transportava 62 pessoas, incluindo quatro tripulantes, e infelizmente não houve sobreviventes. O avião caiu a apenas 70 quilômetros do destino previsto, deixando um rastro de tragédia e dor. As autoridades aeronáuticas estão dedicadas a esclarecer o que aconteceu, a fim de evitar que acidentes semelhantes ocorram no futuro.

A população aguarda ansiosamente por respostas e por medidas que garantam a segurança da aviação brasileira e de todos os que dependem desse meio de transporte para se deslocar pelo país. A investigação continua, e o mundo espera por justiça e por soluções que evitem que tragédias como essa se repitam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo