
Desempenho histórico de atletas brasileiros nas Olimpíadas de Paris
Das 16 medalhas até agora conquistadas pelo Brasil nas Olimpíadas de Paris, nove são de mulheres. Além disso, outras duas medalhas já estão garantidas para categorias femininas: o vôlei de praia e o futebol, que jogam a final nesta sexta-feira (9), às 16h, e sábado (10), às 12h. Sem falar que o vôlei feminino de quadra ainda tem a chance de ganhar o bronze contra a Turquia.
Foi também a primeira vez em que uma delegação olímpica brasileira teve mais mulheres do que homens na equipe. São 153 mulheres e 124 homens.
Veja os medalhistas desta edição:
Para o vice-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Matheus Vasconcelos, esses resultados representam uma superação histórica e uma mudança no cenário do último século. No governo Getúlio Vargas, o Decreto-Lei 3.199/1941 cerceou o direito das mulheres de praticarem certas modalidades esportivas, inclusive o futebol. “A gente tem uma história secular de baixo incentivo à participação das mulheres no esporte. Mas que vem mudando, principalmente na virada deste século, a gente tem uma mudança e uma crescente”, diz ele.