DestaqueUOL

Preço do milho sobe 12% para produtores paranaenses no final da safra, enquanto cotação internacional da commodity registra queda.






Produtor paranaense recebe 12% a mais pelo milho no fim da safra

Produtor paranaense recebe 12% a mais pelo milho no fim da safra

Agricultores do Paraná estão comemorando o aumento de 12% no valor recebido pelo milho neste fim de safra em comparação com agosto de 2023. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o preço da saca de 60 quilos fechou em R$ 49,96 na última semana, enquanto no mesmo período do ano passado era vendida por R$ 44,51.

Segundo o Deral, esse desempenho positivo do mercado interno contrastou com a queda de 16% na cotação da commodity na Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos. O analista de milho do Deral, Edmar Gervásio, explicou que o valor do milho no Brasil está sendo sustentado pela valorização do dólar frente ao real e pela redução da oferta do produto. No entanto, Gervásio alertou que a situação é delicada, já que variações negativas no câmbio podem pressionar os preços para baixo.

Além disso, a expectativa é de que a colheita americana do milho comece em breve e, se confirmar uma safra dentro da normalidade, haverá uma pressão adicional nos preços do mercado internacional. No Paraná, a colheita do milho avançou e alcançou 92% da área total plantada, que corresponde a 2,5 milhões de hectares para a segunda safra 23/24. Estima-se que a safra possa fornecer 12,9 milhões de toneladas para o mercado.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo