OMS atualiza lista de patógenos com potencial epidêmico, incluindo vírus Nipah, Ebola e Febre do Vale Rift.

Um dos patógenos listados é o vírus causador da mpox, que provocou um surto em 2022 e pode ser novamente considerado como emergência internacional. A OMS ressaltou que a lista não é exaustiva e que é atualizada conforme a necessidade e mudanças nas metodologias de análise. Além disso, a entidade destacou que a lista é baseada em doenças classificadas como prioritárias.
Entre os patógenos listados, destacam-se a Covid-19, a Febre hemorrágica da Crimeia-Congo, o Ebola, a Doença de Marburg, a Febre de Lassa, a Síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), a Síndrome respiratória aguda grave (SARS), o Nipah, a Febre do Vale Rift, o Zika e a chamada Doença X, que representa uma doença hipotética que pode desencadear grandes surtos no futuro.
Cada uma dessas enfermidades apresenta características específicas de transmissão, sintomas e impactos na saúde. Desde a transmissão por carrapatos até a contaminação por fluídos corporais, esses patógenos representam uma ameaça que pode ser agravada por fatores como a globalização e o aumento das interações entre diferentes espécies.
A inclusão desses patógenos na lista da OMS serve como um alerta sobre a importância de estar preparado para enfrentar potenciais epidemias e pandemias no futuro. Com um olhar atento para essas doenças, os sistemas de saúde e as autoridades públicas podem estar mais bem equipados para lidar com possíveis surtos, evitando danos à saúde da população e impactos negativos na sociedade como um todo.