DestaqueDiário do Rio

Governador Cláudio Castro defende nacionalização da Segurança Pública durante abertura do Cosud em Pedra Azul, no Espírito Santo.







Artigo sobre a abertura da 11ª edição do Cosud

Governador Cláudio Castro na abertura da 11ª edição do Cosud, na região de Pedra Azul, no Espírito Santo – Marcelo Regua

Mudanças na renegociação da dívida pública e nacionalização da Segurança Pública foram alguns dos temas abordados pelo governador Cláudio Castro (PL), durante a abertura da 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), na região de Pedra Azul (ES), nesta quinta-feira (8). O evento tem como temas principais: adaptação às mudanças climáticas, reforma tributária e segurança.

“Nosso debate vai muito além de uma perspectiva de ajuda. Mas sim de um Brasil que volte a crescer. Precisamos que a dívida dos estados seja revista de maneira justa. O Sul e o Sudeste são as regiões que mais ajudam o país. Não podemos continuar assim, com uma dívida impagável”, ressaltou Castro.

Para o governador são muitos os desafios enfrentados pelos estados no que diz respeito à Segurança Pública, área que precisa ser vista de forma integrada e colaborativa pelo Governo Federal e demais esferas de poder.

“O debate sobre segurança pública, precisa levar em consideração a rota da criminalidade nas fronteiras, lavagem de dinheiro, entre outros pontos. Esse problema precisa ser tratado como uma questão de todo o Brasil. Precisamos de um trabalho colaborativo e integrado. Se não for assim, continuaremos sugando dinheiro de outras áreas para tentar conter essa situação. A gente tem que começar a pensar que Brasil queremos no futuro”, pontou o chefe do Executivo estadual.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) ressaltou que a realização do Cosud é o momento para que os estados do Sul e Sudeste discutam e busquem soluções para os problemas que mais os aflige.

“Nós fomos as últimas regiões a organizar um consórcio. Demorou até percebermos que unidos temos mais força. É necessária essa integração e consolidação do Cosud. Vamos tratar aqui de temas importantes e que afligem todos os estados. Desse encontro, eu creio que vamos levar muita coisa boa para os nossos estados. O Sul e Sudeste são grandes instrumentos para o desenvolvimento do país”, disse Casagrande.

Nesta sexta-feira (09), foram realizados 14 grupos de trabalho (GTs), em diferentes pontos da região turística. Entre as pautas prioritárias estavam: saúde, educação, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento econômico, infraestrutura, turismo, direitos humanos e políticas para mulheres, entre outros.

Também compareceram à abertura do encontro: o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.

O evento terá encerramento neste sábado, dia 10 de agosto.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governador do Rio defende nacionalização da Segurança Pública no Cosud


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo