DestaqueUOL

Filhote de baleia-jubarte de 7,4 metros é encontrado morto na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro.






Notícia – Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto no Rio de Janeiro

Tragédia no Rio de Janeiro: filhote de baleia-jubarte é encontrado morto na Praia do Recreio

No último dia 8, um filhote de baleia-jubarte com 7,4 metros de comprimento e cerca de 15 toneladas foi descoberto sem vida na Praia do Recreio, no Rio de Janeiro. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foi acionada e realizou a remoção do animal, levando-o para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio).

A operação de remoção contou com um grande aparato logístico, sendo necessário o uso de uma pá carregadeira, três tratores de praia, um trator esteiro, um guindaste e uma escavadeira hidráulica. Além disso, cerca de dez funcionários da limpeza urbana estiveram envolvidos no procedimento para garantir que o animal fosse retirado de forma segura e eficaz.

Equipes especializadas do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maqua/UERJ) e do Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal (PMP) estiveram presentes no local para coletar amostras e realizar análises que possam ajudar a elucidar as causas da morte do filhote de baleia-jubarte.

Após a conclusão da remoção, o corpo da baleia foi transportado para o CTR-Rio, localizado em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde será submetido a novos procedimentos e análises.

Este triste acontecimento levanta questões sobre a preservação da vida marinha e a importância de medidas de proteção e conservação dos oceanos. Esperamos que a investigação em curso possa fornecer mais informações sobre as circunstâncias que levaram à morte deste filhote de baleia-jubarte, a fim de evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo