Encceja PPL 2022: Inscrições terminam nesta sexta-feira para jovens e adultos privados de liberdade em busca de certificação de ensino

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, por meio do sistema disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário ressaltar que o prazo também abrange as solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social, demonstrando a preocupação com a inclusão e acessibilidade dos candidatos.
Os interessados em participar do Encceja devem ser cadastrados pelos responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa, responsáveis por aplicar as provas nos estados e no Distrito Federal. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para a certificação do ensino fundamental, ou 18 anos completos, para a certificação do ensino médio.
A realização das provas está agendada para os dias 15 e 16 de outubro, para o ensino fundamental e médio, respectivamente. Após a aplicação, a divulgação dos gabaritos deve ocorrer no dia 28 de outubro, e os resultados finais serão publicados em 23 de dezembro.
O Encceja PPL possui o mesmo nível de dificuldade da edição regular, sendo aplicado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos competentes. O exame engloba disciplinas como ciências, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, educação artística, educação física, matemática, entre outras, de acordo com o nível de ensino almejado.
Portanto, o Encceja PPL se apresenta como uma oportunidade valiosa para a inclusão e a promoção da educação entre jovens e adultos privados de liberdade, garantindo o acesso à certificação de ensino e possibilitando a construção de um futuro mais promissor.