
Tabata surpreende Marçal durante debate eleitoral
Durante o debate eleitoral ocorrido esta semana, a candidata Tabata surpreendeu seu adversário Marçal com uma pergunta específica sobre a Operação Água Branca, um projeto urbano em São Paulo. No entanto, Marçal confundiu a operação com uma ação policial, demonstrando um desconhecimento sobre a cidade. Foi um momento em que Tabata conseguiu desestabilizar Marçal, dando um verdadeiro nó nele.
Além disso, Tabata ganhou ainda mais pontos ao apontar que Marçal foi condenado por furto qualificado e por envolvimento com uma organização criminosa da internet. Marçal afirmou que desistiria da candidatura se provassem sua condenação. Boulos, outro candidato presente no debate, anunciou que colocou os documentos da condenação na internet e cobrou de Marçal que desistisse de concorrer.
O colunista Tales Faria questionou se o estilo de Marçal, marcado por ataques aos adversários e pelo uso de factoides, ainda é capaz de seduzir os eleitores. A presença de Marçal nos trending topics da internet parece ser bem recebida pelo público bolsonarista raiz, mas a reação do eleitorado médio ainda é incerta, especialmente quando o candidato direciona ataques a uma adversária mulher.
Após a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, o cenário político se transformou. É difícil prever se voltamos ao normal ou se o estilo sensacionalista de internet terá sucesso nas urnas.
Com relação aos demais participantes do debate, Tales classificou o desempenho de José Luiz Datena (PSDB) como uma “surpresa negativa”. Já Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) foram considerados “neutros” pelo colunista.