Laíla, ícone do carnaval carioca, terá praça pública em sua homenagem no Maracanã: “Um personagem fundamental para o espetáculo”.

Homenagem a Laíla: Diretor de Carnaval Marca História do Rio de Janeiro
No último dia 16 de outubro, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou uma emocionante homenagem ao renomado diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro Carmo, o eterno Laíla. Com passagens marcantes por escolas de samba como Salgueiro, Vila Isabel, União da Ilha e Unidos da Tijuca, Laíla deixou um legado inesquecível no mundo do samba carioca, principalmente na Beija-Flor de Nilópolis.
A vereadora Luciana Boiteux (PSOL), autora do projeto aprovado, ressaltou a importância do legado deixado por Laíla ao Rio de Janeiro, ao samba e ao Carnaval ao longo de seus 50 anos de trajetória carnavalesca. Em meio a uma comovente cerimônia, foi decidido que uma praça pública em frente ao Baródromo, no bairro do Maracanã, será nomeada em sua honra. Uma justa homenagem a um ícone do Carnaval carioca.

A morte de Laíla em decorrência da Covid-19 em junho de 2021 abalou o mundo do samba. Dois anos após seu falecimento, o calçadão de Nilópolis foi dedicado em sua memória, reconhecendo sua contribuição ímpar para o cenário carnavalesco brasileiro. Nascido no Morro do Salgueiro em 27 de maio de 1943, Laíla conquistou oito títulos de campeão do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí com a Beija-Flor de Nilópolis, deixando um legado de genialidade e personalidade marcante.
Em uma entrevista marcante, a pesquisadora Bianca Behrends destacou a origem humilde de Laíla e sua extraordinária ascensão no mundo do Carnaval. Sua personalidade forte e sua resistência desde os primeiros dias de vida moldaram o homem que se tornou um ícone do samba carioca.
A nomeação da praça pública em homenagem a Laíla é uma exaltação justa a um dos maiores nomes da história do Carnaval do Rio de Janeiro, eternizando seu legado e impacto no mundo do samba e da cultura brasileira.