DestaqueUOL

Martina Navratilova e Senadora Espanhola debatem sobre boxer transgênero nas Olimpíadas de Paris em discussão controversa nas redes sociais.




Discussão entre Martina Navratilova e senadora sobre boxeadora argelina nas Olimpíadas de Paris

Discussão entre Martina Navratilova e senadora sobre boxeadora argelina nas Olimpíadas de Paris

Uma das maiores tenistas de todos os tempos, a tcheca naturalizada norte-americana Martina Navratilova, recentemente se envolveu em uma discussão via rede social com a senadora espanhola Carla Antonelli. O debate girou em torno da controvérsia envolvendo a boxeadora argelina Imane Khelif nas Olimpíadas de Paris.

Imane Khelif, que é mulher e tem seu gênero registrado no passaporte, foi impedida pela IBA (Associação Internacional de Boxe) de participar do Mundial amador de Nova Déli no ano passado devido a alegações de falta de elegibilidade para competir na categoria feminina, sem detalhar quais critérios foram utilizados nesses testes.

O COI, que assumiu a organização do torneio de boxe nos Jogos Olímpicos desde 2023, ignorou as informações da associação e permitiu a participação de Khelif, assim como da taiwanesa Liu Yu-ting, que enfrenta uma situação semelhante, nos Jogos de Paris.

A situação ganhou repercussão global após a luta de Khelif contra a italiana Angela Carini, que abandonou a luta aos 46 segundos do primeiro assalto. Navratilova criticou a postura de Carini e afirmou que isso não teria um desfecho positivo para os responsáveis que permitiram a situação.

O embate entre Navratilova e Antonelli envolveu questões de identidade de gênero e opiniões sobre a participação de atletas trans em competições femininas. Antonelli relembrou episódios passados envolvendo preconceito contra Navratilova, enquanto a ex-tenista reforçou seu argumento de que uma mulher trans não é o mesmo que uma pessoa com DSD (Distúrbio de Desenvolvimento Sexual).

Após uma série de trocas de mensagens, Navratilova optou por bloquear a senadora, encerrando a discussão de forma abrupta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo