Dia Internacional Nelson Mandela: Homenagem ao ícone mundial da reconciliação e luta contra o apartheid promove exposição e seminário em São Paulo.

Para homenagear o legado de Mandela, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) está promovendo uma exposição gratuita intitulada “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação”. A mostra conta com 50 painéis fotográficos trazidos ao Brasil pelo Instituto Brasil África em parceria exclusiva com a Nelson Mandela Foundation, entidade criada pelo próprio Mandela em Joanesburgo, na África do Sul.
A exposição busca mostrar aspectos menos conhecidos da vida de Mandela, como sua fuga de um casamento arranjado e de uma posição de destaque em uma sociedade tradicional para seguir uma carreira política. Além disso, a mostra revela um Mandela jovem, engajado em atividades esportivas como corrida de longa distância e boxe.
A iniciativa tem como propósito demonstrar que Mandela era uma figura complexa, com seus próprios defeitos e virtudes. “Madiba era muitos, por vezes uma figura controversa, e o que a exposição nos mostra é que ele era, acima de tudo, uma pessoa normal, com defeitos, assim como eu e você”, destacou o professor João Bosco Monte, fundador e presidente do Instituto Brasil África.
A exposição estará em cartaz até 30 de agosto no CCSP, com planos de percorrer diversas cidades brasileiras até 2025. Em São Paulo, além da exposição, haverá um seminário intitulado “A vida e o legado de Nelson Mandela” que terá início às 16h no CCSP, na Sala Jardel Filho, no dia 18 de julho.
Durante o seminário, serão discutidas as estratégias utilizadas por Mandela para promover a paz, seu combate contra o racismo e a discriminação, bem como a importância da educação como ferramenta para o desenvolvimento social e econômico. Para mais informações sobre a exposição e o seminário, acesse o site do CCSP.