
Três homens condenados por distúrbios na extrema direita no Reino Unido
No Reino Unido, três homens foram condenados por sua participação nos violentos distúrbios anti-imigração da extrema direita, que ocorreram após boatos de que o suspeito de um crime brutal em Southport, onde três meninas foram mortas a facadas, fosse muçulmano. Os distúrbios se intensificaram e se espalharam para outras regiões do país.
Derek Drummond, de 58 anos, recebeu a pena mais alta, de três anos, por atacar um policial em Southport. Na corte de Liverpool, ele confessou sua participação nos distúrbios violentos e na agressão a um trabalhador de emergência durante o ataque ao agente. Outros dois homens também foram condenados, um a 30 meses e outro a 20 meses de prisão, de acordo com informações do jornal britânico The Guardian.
O Serviço de Promotoria da Coroa da Grã-Bretanha afirmou que a sentença de Drummond foi a primeira de várias que serão aplicadas por distúrbios em Southport, que ocorreram logo após os assassinatos da semana anterior.
“O luto genuíno e coletivo dos moradores de Southport foi efetivamente sequestrado por esse comportamento insensível”, declarou o juiz Andrew Menary em relação aos distúrbios provocados na região.
As famílias das vítimas não estiveram presentes na audiência, que contou apenas com a presença de jornalistas. A corregedora sênior, Julie Goulding, mencionou que a abertura das investigações permitirá a emissão dos certificados de óbito, possibilitando que as famílias realizem os funerais das vítimas.
A polícia britânica está em alerta devido aos crescentes apelos para manifestações da extrema direita, o que gera receios de novos tumultos uma semana após o início dos protestos provocados pelo assassinato das três menores.
Apesar da noite mais tranquila na terça-feira, as autoridades monitoram de perto cerca de 30 convocações para protestos em centros de assistência a imigrantes e solicitantes de asilo. A Law Society of England and Wales denunciou o ataque à categoria e a ministra da Justiça alertou que os participantes da violência serão detidos pela polícia, juntando-se aos centenas que já foram presos durante a primeira semana de protestos.
Desde o início dos protestos em julho, cerca de 400 pessoas foram detidas e aproximadamente cem foram indiciadas. A violência desencadeada pelo ataque em Southport que resultou na morte das três meninas se espalhou pelo Reino Unido e até mesmo à Irlanda do Norte.
A polícia informou que o suspeito do crime é um jovem de 17 anos nascido no País de Gales, porém a imprensa britânica relata que seus pais são ruandeses.
O primeiro-ministro Keir Stramer expressou sua expectativa por condenações severas aos manifestantes em uma reunião de crise na terça-feira. Ele enfatizou que a segurança da população é sua prioridade e anunciou a utilização de um exército de reserva de 6 mil policiais especializados em manter a ordem.