
Falha nos trens da linha 9-esmeralda da Viamobilidade causa transtornos em São Paulo
Os passageiros que utilizam a linha 9-esmeralda da Viamobilidade enfrentam dificuldades nesta terça-feira (12) devido a uma falha no sistema que está afetando a circulação dos trens. A situação, que teve início nas primeiras horas da manhã, tem causado velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Berrini e Hebraica-Rebouças, na região da Vila Olímpia, em São Paulo.
De acordo com a ViaMobilidade, a falha está relacionada ao pantógrafo, um equipamento em formato de chifre que conecta a rede aérea com o trem, por onde a energia é transmitida. O problema tem afetado milhares de passageiros em seus deslocamentos, que reclamam da falta de informações e lotação nos pontos de ônibus ao longo do trecho afetado.
Para minimizar o impacto, a ViaMobilidade acionou 35 ônibus da operação Paese para reforçar a circulação no trecho entre Pinheiros e Berrini. Além disso, a concessionária informa que os passageiros estão sendo orientados por meio de avisos sonoros nos trens e nas estações, e estão sendo auxiliados pelos agentes de atendimento e segurança da companhia.
Apesar das medidas adotadas, a situação ainda gera transtornos para os usuários, que se veem obrigados a buscar alternativas para seguir com suas rotinas. A expectativa é que a ViaMobilidade resolva o problema o mais breve possível, para que a operação da linha 9-esmeralda volte ao normal e os passageiros não sejam mais afetados.