DestaqueSenado Federal

Senador Ireneu Orth destaca atuação parlamentar em 120 dias e define experiência no Senado como “aprendizado”




Saída do Senador Ireneu Orth do Plenário do Senado

O senador Ireneu Orth (PP-RS) fez sua despedida do Plenário do Senado nesta terça-feira (6), após 120 dias de intensa atividade parlamentar. Durante seu discurso de despedida, Orth ressaltou sua atuação em prol do Rio Grande do Sul e destacou sua experiência no Senado como um momento de aprendizado significativo.

Como primeiro suplente do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), que retornou ao Senado após licença médica, Orth fez uma comparação entre os processos legislativos do Senado e sua atuação prévia no Poder Executivo e na iniciativa privada. Ele ressaltou a necessidade de ouvir diversas opiniões e os interesses em jogo, o que torna as decisões mais demoradas.

O senador mencionou o período turbulento de enchentes no Rio Grande do Sul durante sua atuação no Senado e agradeceu a solidariedade do povo brasileiro. Ele também destacou o apoio dos senadores diante da tragédia, enfatizando a importância da atuação firme do parlamento em momentos de crise.

Orth citou algumas de suas proposições, como a suspensão do pagamento da dívida federal do estado, a resistência à compra de arroz no mercado internacional e a criação de uma zona franca nas áreas afetadas pelas enchentes, por meio de uma proposta de emenda à constituição de sua autoria.

O senador elogiou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pela revogação de trechos de uma medida provisória que poderia afetar a economia brasileira, ressaltando a importância da ação conjunta dos parlamentares e empresários nesse processo.

A despedida de Ireneu Orth foi marcada por cumprimentos de colegas parlamentares, como Soraya Thronicke, Rosana Martinelli, Marcos Rogério, Flávio Azevedo e Styvenson Valentim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo