DestaqueUOL

Mulher acusada de vandalizar escultura em frente ao STF se torna ré após maioria formada pela primeira turma do tribunal



Decisão do STF torna ré mulher acusada de vandalizar escultura

Decisão do STF torna ré mulher acusada de vandalizar escultura

A primeira turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para tornar ré a mulher acusada de vandalizar uma escultura que frente ao palácio da corte no dia 8 de janeiro de 2023. Débora Rodrigues dos Santos foi identificada ao pichar “perdeu, mané” na obra durante os ataques antidemocráticos.

Fotos registradas pela Folha durante a invasão e destruição das sedes dos três Poderes identificaram a pichadora da estátua “A Justiça”, uma das principais obras do artista mineiro Alfredo Ceschiatti.

A frase é uma referência à resposta do ministro Luís Roberto Barroso (STF) ao assédio feito por um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Perdeu, mané. Não amola!”, disse o ministro ao homem que o abordou na rua, em Nova York, em novembro de 2022.

Além do relator, Alexandre de Moraes, também foram favoráveis ao recebimento da denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) os ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia. O julgamento ocorre em plenário virtual foi iniciado na última sexta-feira (2) e deve ser encerrado na próxima sexta-feira (9) —faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Luiz Fux.

A decisão indica que as autoridades confirmaram ser ela a responsável pelo vandalismo a partir da foto publicada pela Folha. Isso ocorreu tanto por laudo de correspondência morfológica facial quanto pela confirmação da própria acusada, que “confirmou ser a pessoa que aparece nas imagens”.

Segundo a denúncia, Santos deve responder pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado e dano qualificado por violência e grave ameaça para destruir patrimônio.

A defesa de Débora Rodrigues dos Santos refuta as acusações. Ela está presa desde março do ano passado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul acima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo