
O renomado economista Nouriel Roubini, conhecido como “Doutor Apocalipse”, realizou uma palestra no ciclo Fronteiras do Pensamento na noite de segunda-feira (8) e fez previsões impactantes sobre o futuro da economia global. De acordo com Roubini, os próximos dez anos serão marcados por mudanças significativas que podem resultar em desafios ainda maiores para o mundo.
Roubini, autor do livro “Mega-Ameaças”, apontou que existem dez grandes desafios que ameaçam o sistema político e econômico que tem prevalecido nas últimas décadas. Segundo o professor da Universidade de Nova York, vivemos em uma era de hiper-incerteza, onde fatores econômicos, financeiros, sociais, políticos, geopolíticos, ambientais e tecnológicos estão interligados e podem impactar profundamente o cenário global.
Para Roubini, o mundo está passando por uma mudança de regime, e esse novo contexto econômico já traz sinais alarmantes. Antes de uma era de “estagnação secular”, agora enfrentamos o desafio da “estagflação”, caracterizada pelo baixo crescimento econômico acompanhado de alta inflação.
O economista ressaltou que os efeitos da pandemia de Covid-19 amplificaram essa realidade, evidenciados pelo aumento dos preços das commodities, a desdolarização em diversos países, a redução dos investimentos off-shore e o agravamento dos déficits e dívidas orçamentárias.
No entanto, os desafios vão além do âmbito econômico e abrangem questões políticas, sociais e ambientais. Roubini apontou a intensificação dos conflitos entre os Estados Unidos e suas alianças com o bloco revisionista liderado por China e Rússia, destacando o risco de fragmentação do mercado mundial e o aumento do protecionismo econômico.
O crescimento dos governos autoritários, a desigualdade social, a crise climática e o avanço da inteligência artificial representam ameaças iminentes que exigirão ações concretas dos governos para evitar cenários catastróficos. Roubini ressaltou a importância de avanços tecnológicos, como a robótica e as ciências da saúde, para mitigar esses desafios.
Apesar dos cenários desafiadores, o economista enfatizou que a humanidade já enfrentou grandes adversidades no passado e que a tecnologia tem o potencial de conduzir a um futuro melhor. O ciclo Fronteiras do Pensamento contará com palestrantes renomados e continuará abordando temas relevantes para a sociedade atual.