DestaqueSenado Federal

CDH realiza audiência pública sobre educação midiática para preparar cidadãos para lidar criticamente com a comunicação na internet.




Artigo sobre Educação Midiática

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizará uma importante audiência pública nesta quinta-feira (8) para discutir a educação midiática, que tem como objetivo preparar os cidadãos para uma análise crítica da comunicação na internet. O evento está agendado para as 9h30 e ocorrerá no contexto da semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador. A solicitação para realização da audiência foi feita pelo presidente da comissão, o senador Paulo Paim (PT-RS), por meio do requerimento 40/2024 – CDH.

O programa Educa Mídia, desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, define a educação midiática como o processo de aprendizagem para uma análise crítica e consumo responsável das informações veiculadas nas redes sociais e demais meios de comunicação.

Convidados

Dentre os participantes convidados para a audiência, destacam-se Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; Mariana de Almeida Filizola, coordenadora-geral de educação midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Sivaldo Pereira, professor de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB); Rafiza Varão, professora do Departamento de Jornalismo da UnB; e Ester Monteiro, jornalista responsável pelo Senado Verifica, do Senado Federal.

Participando por videoconferência, teremos a presença da escritora Januária Cristina Alves, mestre em comunicação social pela USP, com vasta experiência jornalística e duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de literatura brasileira.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania. As perguntas serão lidas e respondidas ao vivo durante a audiência. Além disso, o Senado disponibiliza uma declaração de participação, útil para quem precisa de horas complementares em cursos universitários. O Portal e‑Cidadania também recebe opiniões dos cidadãos sobre projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo