DestaqueUOL

Número de focos de incêndio no Pantanal é 22 vezes maior que no ano passado, com Corumbá liderando as queimadas e festividades sendo afetadas.




Incêndios no Pantanal

Alerta no Pantanal

No Pantanal, os números são alarmantes. Foram registrados 3.262 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 23 de junho deste ano, de acordo com dados do Inpe. Esse número representa um aumento de 22 vezes em relação ao mesmo período do ano passado. A situação é preocupante e tem gerado impactos significativos na região.

Corumbá concentra a maior parte dos incêndios, com 1.291 focos. Os moradores têm enfrentado sérios problemas com a fumaça que se espalha pela cidade. No último final de semana, um dos eventos mais tradicionais da região, o Arraial do Banho de São João, foi afetado pelas chamas. Imagens mostram o momento em que o fogo ameaça a festividade, que é considerada patrimônio imaterial da região.

Veja as imagens dos incêndios

Foco de incêndio em Corumbá, no Pantanal
Foto: Planet/SCCON do Programa Brasil MAIS
Foco de incêndio em Corumbá, no Pantanal
Foto: Planet/SCCON do Programa Brasil MAIS
Foco de incêndio em Poconé, no Pantanal
Foto: Planet/SCCON do Programa Brasil MAIS

A situação no Pantanal é crítica e exige ações imediatas para conter os incêndios e minimizar os impactos na região. As autoridades locais e órgãos ambientais precisam unir esforços para combater esse desastre ambiental que ameaça a fauna, a flora e a população pantaneira.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo