
PSOL aciona STF contra lei que proíbe saidinha de presos em feriados
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tomou uma medida drástica em relação à lei aprovada pelo Congresso Nacional que veta a saída de presos do regime semiberto, com bom comportamento, em feriados para visitar suas famílias. Conhecida como “saidinha”, a regra foi alvo de polêmica desde a sua aprovação, com o presidente Lula (PT) tendo vetado o trecho, posteriormente derrubado pelos parlamentares.
A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi protocolada pelo PSOL junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a medida fere a Constituição. O partido argumenta que a eliminação da possibilidade de saída temporária para visitar a família prejudica o progresso na ressocialização dos detentos, indo de encontro aos princípios de dignidade do ser humano e convívio social.
Paula Coradi, presidente do PSOL, ressaltou a importância de promover a ressocialização dos detentos por meio de ações que estimulem a convivência social, questionando a eficácia do endurecimento penal como solução para a criminalidade. O partido também levantou preocupações sobre possíveis rebeliões e fugas decorrentes da medida, destacando o impacto negativo que a proibição das saidinhas pode ter no sistema carcerário.
Tablado
No cenário artístico, a cantora Zélia Duncan e sua esposa, a designer Flávia Pedras Soares, marcaram presença na pré-estreia da peça “O Marinheiro”, ao lado do diretor Elias Andreato e do ator Cassio Scapin. O evento ocorreu no Espaço Ateliê Cênico, em São Paulo, na noite de terça-feira (18).
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH