Agência BrasilDestaque

Jovens da Orquestra de Câmara do Pantanal se apresentam com Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro em concerto gratuito.

Neste domingo, 10 de dezembro, doze jovens talentosos da Orquestra de Câmara do Pantanal se apresentarão ao lado da renomada Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), às 17h, no Parque Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro. O evento é parte das comemorações de encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do Programa Vale Música, que ao longo deste ano participaram de ações didáticas e artísticas juntos.

A orquestra do Pantanal faz parte do Programa Vale Música de Corumbá, do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. Este programa também inclui estudantes de música das cidades de Belém e Serra (ES), que participarão do concerto no Parque Madureira.

O concerto contará com um repertório variado, incluindo músicas de compositores como Bizet, Puccini e Villa-Lobos, e terá como solista a soprano Gabriella Pace, sob a regência do maestro Renan Cardoso.

O evento é aberto ao público de todas as idades e é uma oportunidade de celebrar a parceria entre a OSB e os jovens do Programa Vale Música. A diretora e fundadora do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolón, ressaltou a importância da parceria, que inclui aulas online e presenciais ministradas pela OSB para os alunos de música da entidade nas três cidades participantes.

Além do concerto no Rio de Janeiro, os jovens músicos do Programa Vale Música também tiveram a oportunidade de se apresentar profissionalmente na Expo 2020, realizada em outubro de 2021, em Dubai, nos Emirados Árabes. Muitos dos alunos que se apresentarão no Rio já são profissionais, monitores ou professores do Moinho Cultural.

Além disso, o Instituto Moinho Cultural planeja comemorar seus 20 anos de existência em 2024 com o lançamento de um livro que narra sua trajetória. Ao longo desse período, o instituto desenvolveu uma metodologia própria de trabalhar na fronteira com a Bolívia, focada na educação integral e na cultura de paz.

O concerto deste domingo e as ações que ocorreram durante o ano fazem parte do Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB, que tem como objetivo valorizar a cultura local, promover a transformação social e aproximar o público jovem da música de concerto. Ao todo, o Instituto Moinho Cultural já beneficiou mais de 100 mil pessoas, direta e indiretamente, por meio de suas atividades artísticas e educacionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo