Período para realização das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 termina nesta segunda-feira

As maiores siglas geralmente chegam às convenções já com os principais nomes decididos, transformando o evento em uma celebração para a confirmação das candidaturas. Além disso, nessas reuniões também são discutidas possíveis coligações. Cada partido, coligação ou federação partidária pode apresentar apenas um candidato a prefeito e vice em cada município, enquanto que, no caso de vereadores, cada partido pode ter como candidatos até o número total de cadeiras a serem ocupadas, acrescido de mais um.
De acordo com o calendário eleitoral deste ano, após as convenções, os partidos têm até 15 de agosto para registrar todas as candidaturas. Até o momento, já foram solicitados registros para quase 45 mil candidaturas para as eleições deste ano. Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nos 5.569 municípios do país, o que reforça a importância do processo eleitoral e da participação da população na escolha dos representantes locais.
A democracia se faz presente através dessas eleições municipais, que representam a oportunidade dos cidadãos exercerem seu direito ao voto e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar de suas comunidades. Com o encerramento das convenções, os olhares se voltam para a próxima etapa do processo eleitoral, que será o registro formal das candidaturas e os preparativos para a campanha eleitoral que se aproxima.