Câmara dos DeputadosDestaque

Nova lei designa cores para bengalas de acordo com grau de deficiência visual, com destaque para surdocegos.






Nova Lei define cores para bengalas de pessoas com deficiência visual

05/08/2024 – 09:31

Depositphotos

Bengala vermelha e branca será reservada para pessoas surdocegas

Foi sancionada nesta segunda-feira (5) a Lei 14.951/24, que estabelece cores para identificar o grau de deficiência visual de usuários de bengalas longas, usadas por pessoas com cegueira e baixa visão.

A nova legislação determina que a cor branca seja destinada a pessoas cegas, enquanto bengalas verdes serão para usuários com baixa visão. Já as bengalas vermelhas e brancas serão reservadas para pessoas surdocegas. Além disso, a lei prevê que:

  • O Sistema Único de Saúde (SUS) fornecerá a bengala na cor solicitada pelo usuário.
  • A avaliação do grau de deficiência visual será realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar, quando necessário.
  • O poder público irá informar à sociedade o significado das cores das bengalas longas e os direitos das pessoas com deficiência visual.
  • As novas regras entrarão em vigor em 180 dias para que o SUS se adeque ao fornecimento das bengalas com as cores definidas.

O Projeto de Lei 4189/19, de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), foi aprovado pela Câmara dos Deputados com parecer favorável do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) e também pelo Senado Federal. O texto foi sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sem vetos.

Reportagem – Janary Júnior | Edição – Rachel Librelon


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo