
Ministros do STJ participarão de seminário sobre inteligência artificial em Nova York
No decorrer desta semana, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estarão presentes em um importante seminário sobre Inteligência Artificial na sede do Google Cloud, em Nova York. O evento intitulado “Perspectivas Contemporâneas da Inteligência Artificial no Sistema Judicial, no Direito e nos Negócios” terá início na terça-feira (6) e se estenderá até sexta-feira (9).
O seminário está sendo organizado pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), presidido pelo desembargador Marco Villas Boas, do Tribunal de Justiça do Tocantins. Ministros como Sebastião Reis Júnior, Marco Aurelio Buzzi, Benedito Gonçalves, Villas Bôas Cueva (todos do STJ) e Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), estão entre os participantes já confirmados.
O evento contará com a presença de juízes, especialistas em inteligência artificial, representantes de escritórios de advocacia, e diretores de entidades como Febraban, Fiesp, Abrapp e Previ, entre outras organizações privadas. Esta viagem dos ministros de cortes superiores ocorre logo após o fim do recesso do Judiciário, sendo uma oportunidade relevante para discutir temas atuais relacionados à tecnologia e inovação no campo jurídico.
Microsoft e Google
A abertura do seminário, agendada para o dia 6, acontecerá na sede da Microsoft, na Times Square, com uma apresentação de David Williams, diretor global, abordando a “Visão de futuro da Microsoft para o setor de justiça e tendências com o uso de IA”. Posteriormente, Cass Matthews e Carlos Teixeira farão palestras sobre o “Uso Responsável de Inteligência Artificial” e “Casos de uso de IA na Justiça e no Governo Brasileiro”, respectivamente.
A partir do dia 7, as atividades serão realizadas na sede do Google, no Pier 57, um antigo terminal marítimo no Rio Hudson, em Nova Iorque. A abertura desta fase ficará por conta de Milton Larsen Burgese, diretor da Google para a América Latina. Cabe ressaltar que o Copedem realizará transmissões ao vivo dos últimos três dias do evento através do canal do YouTube, com a participação dos ministros do STJ e do TST, sendo que os certificados serão concedidos apenas aos participantes presenciais.
Painéis e moderadores
Durante o seminário, estão previstos debates e painéis sobre diversos temas relacionados à inteligência artificial, com a participação dos ministros do STJ e TST como moderadores. Por exemplo, Sebastião Reis Júnior mediará o debate sobre “A Inteligência Artificial e a Justiça Criminal”, enquanto Buzzi abordará questões como “Segurança, Governança, Gestão e Proteção de Dados na IA Jurídica e Empresarial”. Villas Bôas Cueva, por sua vez, participará de um painel sobre “Regulação da IA no Contexto Jurídico e Empresarial”. Além disso, Douglas Alencar, do TST, estará envolvido no debate relacionado à “Detecção de Fraudes e Golpes na Área Financeira”.
Essa iniciativa do Copedem visa promover um ambiente de discussão e aprendizado sobre a aplicação da inteligência artificial no campo jurídico, reunindo profissionais da área e especialistas para compartilhar experiências e conhecimentos. Eventos como este contribuem significativamente para o avanço tecnológico e melhores práticas no setor judiciário.