No cenário de antecipação dos incêndios no Pantanal neste ano, o Ministério do Meio Ambiente está apostando em uma estratégia de dissuasão por meio do trabalho de investigação criminal em parceria com a Polícia Federal, visando reduzir as queimadas a longo prazo.
A Polícia Federal tem enviado peritos especializados para as áreas com focos de incêndio, com o intuito de coletar evidências que possam identificar os responsáveis pelo fogo. A ideia é que os Ministérios Públicos estaduais, com base nas informações levantadas, possam tomar medidas legais contra os agentes causadores dos incêndios.
Segundo integrantes do ministério, a perspectiva é de que, quando as ações criminais se tornarem mais frequentes e as punições forem efetivamente aplicadas, o efeito dissuasório sobre os responsáveis pelos incêndios será mais significativo.
Além disso, o ministério lançou uma campanha nas mídias sociais com o objetivo de explicar como a atual seca e a antecipação das queimadas estão prejudicando os esforços de controle dos incêndios no Pantanal e na Amazônia, alertando os possíveis causadores sobre a possibilidade de investigação e punição.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS