
O chefe do exército de Bangladesh anuncia renúncia da primeira-ministra Sheikh Hasina
No dia 5 de outubro, o general Waker-Uz-Zaman, chefe do exército de Bangladesh, surpreendeu o país ao anunciar a renúncia da primeira-ministra Sheikh Hasina. Segundo informações, Hasina havia fugido da capital Daca no dia anterior, em um helicóptero rumo a um “lugar seguro”, de acordo com fontes próximas.
Em um pronunciamento televisionado, o general informou que em breve seria formado um “governo interino” para gerir o país. Zaman destacou a necessidade de pôr fim à violência que assolou Bangladesh nos últimos tempos, prejudicando a economia e resultando em muitas mortes.
“O país sofreu muito, a economia foi afetada, muitas pessoas foram mortas. É hora de acabar com a violência”, declarou o general Waker-Uz-Zaman. Ele ressaltou que, caso a situação melhore, não será necessário decretar estado de emergência, e garantiu que os responsáveis pelos assassinatos durante as manifestações serão levados à justiça.
De acordo com levantamento da AFP, mais de 300 pessoas perderam a vida desde o início das manifestações contra a premiê, em julho. Os dados foram obtidos a partir de informações da polícia, autoridades e hospitais locais.