DestaqueUOL

Aneurisma não é associado às vacinas contra covid-19, afirmam especialistas em saúde.



Aneurisma não está entre os efeitos colaterais da vacina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os efeitos colaterais das vacinas contra covid-19 são, em sua maioria, leves a moderados e de curta duração. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão dor no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e diarreia. Reações alérgicas graves foram relatadas como efeitos colaterais menos comuns de algumas vacinas contra a covid, porém, são extremamente raras. Aneurisma não é mencionado como um desses efeitos colaterais.

Especialistas descartam associação de aneurisma com covid. O pneumologista Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia do InCor do HCFMUSP, afirma que em sua experiência de acompanhar cerca de 500 pacientes com covid, não foi observada associação entre aneurisma de aorta e a doença. Ele também não registrou o desenvolvimento de aneurismas em pacientes vacinados. O infectologista Guilherme Furtado, do HCor (Hospital do Coração), concorda e diz não existir evidências de relação entre aneurisma e vacinação contra a covid.

“As associações a aneurismas costumam ser outras. Não há relatos de associação com covid. Eu não vejo por que querer fazer essa relação. Isso só traz mais dúvidas.” – Carlos Carvalho, pneumologista

“Não há uma relação direta de vacinação de covid e aneurisma de aorta. Não vejo essa correlação direta. Eu não conheço nenhum estudo grande que faça menção a isso.” – Guilherme Furtado, infectologista

Otaviano não cita vacina da covid-19 em vídeo. Em uma publicação recente no Instagram, o apresentador revelou ter passado por uma cirurgia devido a um aneurisma ascendente da aorta, porém, não mencionou qualquer relação com a covid-19.

Apresentador opta por não se manifestar. “Não temos o que falar sobre isso”, afirmou a assessora de Otaviano em relação ao assunto.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo