Setor de bares e restaurantes prevê aumento nas vendas no Dia dos Pais, apesar de dificuldades financeiras, revela pesquisa da Abrasel.

Segundo José Eduardo Camargo, responsável pelo conteúdo da Abrasel, apesar da expectativa de crescimento nas vendas, muitas empresas estão enfrentando dificuldades financeiras. A pesquisa mostrou que 60% das empresas operaram sem lucro em junho, com 40% delas possuindo dívidas em atraso. Isso reflete um cenário preocupante para o setor, que vem enfrentando desafios como dívidas fiscais, empréstimos bancários, e débitos com fornecedores e serviços públicos.
Para tentar contornar essa situação, a Abrasel está incentivando as empresas a aderirem ao Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos (Perse), que oferece benefícios fiscais e foi restabelecido recentemente pela Lei 14.859/2024. O programa visa auxiliar os negócios do setor de eventos, incluindo bares e restaurantes, a superarem os impactos da pandemia e das dificuldades financeiras.
Mesmo com as adversidades, as empresas do setor continuam apostando no potencial de datas comemorativas como o Dia dos Pais para impulsionar as vendas e recuperar o fôlego. A pesquisa da Abrasel demonstrou que, mesmo diante dos desafios financeiros, os empresários estão otimistas e buscando estratégias para alavancar seus negócios.
O setor de bares e restaurantes tem uma presença significativa em todo o país, com 1,4 milhão de negócios filiados à Abrasel, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e padarias. José Eduardo Camargo ressaltou a capilaridade do setor, destacando que ele está presente em todos os municípios do Brasil, independente do tamanho da cidade.
Diante do cenário desafiador, as empresas do setor de bares e restaurantes buscam se adaptar e encontrar soluções para enfrentar as dificuldades financeiras e retomar o crescimento. A adesão ao Programa Perse e o otimismo em relação às vendas no Dia dos Pais são sinais de que o setor está determinado a superar os obstáculos e seguir em frente.