DestaqueUOL

Controle de qualidade da água garante segurança para natação no canal de Paris durante Jogos Olímpicos.

Condições de natação no Canal Saint-Martin dividem opiniões

Os testes de controle são feitos regularmente e, em caso de risco sanitário, a natação é proibida, como aconteceu no domingo da semana passada. O responsável pelo serviço, Laurent Neuville, garante que os níveis de poluição hoje estavam sob controle.

“A qualidade da água é sempre mais ou menos compatível e está frequentemente ligada às condições climáticas. Na semana passada, caiu muita água em Paris durante o desfile (de abertura do Jogos) e, infelizmente a qualidade da água não estava boa. Então, tivemos de cancelar a natação. Mas desde então, como o tempo está bom, não houve problema”, afirma.

Muitas algas, plantas e confiança nos testes

Mesmo com a água turva, muitas algas e outras plantas visíveis, a maioria dos nadadores confiou na fiabilidade dos testes de controle. Frédéric Gobert, que mora ao lado do canal mas nadou pela primeira vez no local, achou a experiência genial. “A água estava ótima. É um grande prazer poder nadar no canal, ao lado de casa. Se estivesse poluído, a natação não teria sido liberada. Tenho total confiança”, declarou, ainda molhado ao sair da água.

Emilie, também moradora do 10º Distrito há 21 anos, ficou “super feliz” de poder nadar no local pela primeira vez. “A água estava quente e o ambiente super agradável com a Olimpíada. Tenho confiança. Não é mais poluído do que um lago na França ou em qualquer outro lugar do mundo”, compara.

A brasileira Daniela Constanzo, que acaba de chegar a Paris para um pós-doutorado em Ciências Políticas, também nadou confiando nos testes e na sorte. “Mesmo de óculos de natação, a gente não consegue ver se tem mais alguma coisa na água. Só dá para ver planta mesmo. É bem densa a água. Então, estou contando com a sorte, e confiando nos testes”, disse. Daniela indicou que a “água estava ótima” e que é “incrível poder nadar em um canal que é mais livre do que uma piscina “.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo