
O envio da pesquisa por whatsapp, conforme assumido pela chapa 1 e ‘prints’ abaixo, também se configura como propaganda eleitoral mesmo que o envio seja individual, logo a alegação da chapa 1 de que não havia divulgado antes por somente ter enviado por whatsapp carece de fundamentos lógicos.
Decisão da Comissão Regional Eleitoral do DF
A Chapa 1 disse que só divulgou informações da pesquisa diante de ataques da chapa 3 de que teria produzido um levantamento falso. A comissão levantou “sérias dúvidas sobre a conduta da Chapa 1”. “A Chapa 1, ao se deparar com ‘supostos ataques da Chapa 3’, deveria ter acionado a CRE para apuração dos fatos e aguardado uma decisão oficial e não utilizar disso para divulgar uma pesquisa que ela não consegue sequer provar que é verdadeira ou atende a legislação eleitoral.”
A comissão regional também viu incoerência nas declarações da empresa de pesquisa Exata OP. “Há uma inconsistência notável nas declarações da empresa Exata, que inicialmente afirmou não ter realizado a pesquisa e, logo depois, reverteu essa alegação, informando que a pesquisa havia sido feita, mas os dados se referiam a votos válidos e não totais”.
Diante das evidências apresentadas (…) esta Comissão Regional Eleitoral decide (…) determinando o cancelamento do registro da Chapa 1 – “Reunir & Trabalhar”, com fundamento no art. 11, §2º e art. 47, II, da Resolução CFM nº 2.335/2023, pela divulgação de informações falsas que comprometem a lisura do processo eleitoral.
Decisão da Comissão Regional Eleitoral do DF
A comissão encaminhou o processo para o Ministério Público Federal (MPF) para verificar se algum crime foi cometido em atitudes “relacionadas à produção e disseminação de informações falsas no contexto eleitoral”. “A evidência de suposto crime eleitoral coloca a chapa sub júdice inclusive até depois do pleito, pois pode ser condenada até na Justiça federal”, afirmou a médica Isadora Calvo, da Chapa 3, adversária de Rosylane, à reportagem.
Decisão precisa ser confirmada
A comissão regional encaminhou a decisão à Comissão Nacional Eleitoral para ser confirmada. Com base nisso, na manhã deste sábado (3), Rosylane Rocha divulgou um vídeo em que disse que sua Chapa 1 continua na disputa.