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Seminário discute uso da inteligência artificial e governança de dados nas políticas públicas de educação em parceria com MEC e UFAL.

Esta semana, pesquisadores e gestores públicos se reuniram para discutir a aplicação da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas de educação. O seminário intitulado Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, realizado em parceria com o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), teve como objetivo encontrar alternativas para o gerenciamento de informações que garantam os direitos dos estudantes e a utilização eficiente de dados na tomada de decisões.

Um dos temas abordados foi a importância da análise em tempo real de dados, como a frequência em aulas, para ajudar as instituições de ensino a tomar medidas necessárias para apoiar os estudantes e garantir sua permanência e acesso à educação. A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Anita Gea Martinez Stefani, apontou um dos desafios enfrentados: a necessidade de atualizar a maneira como os dados são tratados, especialmente no que diz respeito ao histórico escolar de alunos que passaram por diferentes instituições educacionais.

Para lidar com essa demanda por modernização, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional desenvolvido em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES/UFAL). Esse sistema funciona como um Hub de Dados da Educação Básica, armazenando informações dos alunos e auxiliando nos processos de gestão escolar, como o diário de classe e a matrícula.

Vilmar Klemann, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também destacou desafios enfrentados, como dados incorretos, dificuldades na interpretação dos dados e a falta de profissionais qualificados, que muitas vezes não permanecem nas redes municipais de ensino, resultando em alta rotatividade.

As discussões ressaltaram como a tecnologia não apenas pode ser utilizada como recurso educacional, mas também como uma ferramenta de otimização, auxiliando na gestão mais eficiente das escolas. Para conferir os debates na íntegra, os interessados podem acessar o canal do MEC no YouTube ou a página oficial do evento.

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