DestaqueUOL

Resultado eleitoral na Venezuela gera controvérsia e protestos, com cinco países latino-americanos reconhecendo vitória de candidato da oposição.






Atualização do Resultado Eleitoral na Venezuela

Autoridade Eleitoral Venezuelana Atualiza Resultado Eleitoral

Autoridade eleitoral da Venezuela atualizou ontem o que disseram ser o resultado de 96,87% das atas. Nessa contagem, Maduro teve 6,4 milhões de votos, e González, 5,3 milhões.

O grupo de oposição, chefiado por María Corina Machado, disse ter obtido as atas em locais de votação em todo o país. Eles publicaram cópias dos documentos em um site. Os chavistas dizem que os papéis foram forjados.

Maduro foi proclamado presidente no último dia 29, após uma eleição internacionalmente contestada. Protestos na Venezuela já deixaram 20 mortos e 11 desaparecidos.

Cinco países latino-americanos reconheceram a vitória de Edmundo González. Na sexta (2), Peru, Argentina, Uruguai, Equador, Costa Rica e Panamá afirmaram que o candidato da oposição é o presidente legítimo da Venezuela. O chefe da diplomacia dos EUA, Anthony Blinken, também afirmou haver “evidência esmagadora” da vitória de González.

Brasil, Colômbia e México tentam acordo político. Os três países divulgaram uma nota conjunta, pedindo mais transparência. Maduro agradeceu pela declaração.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo