
Repactuação de concessões de rodovias do governo federal vai injetar R$ 20 bilhões em investimentos em São Paulo
A repactuação dos contratos de concessão de rodovias do governo federal vai resultar em investimentos de R$ 20 bilhões em São Paulo nas rodovias Régis Bittencourt (BR-116), Fernão Dias (BR-381) e Transbrasiliana (BR-153). Essa medida tem como objetivo modernizar e melhorar a infraestrutura rodoviária do estado, trazendo benefícios para as regiões atendidas pelas estradas.
De acordo com informações obtidas pelo Ministério dos Transportes, o valor total a ser investido com a prorrogação dos contratos das concessões foi estimado em R$ 110 bilhões, dos quais R$ 26 bilhões serão destinados para os três primeiros anos de atuação.
As obras nas rodovias paulistas estão previstas para começar em abril de 2025, logo após o leilão que será realizado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que ressaltou a importância desses investimentos para a melhoria da infraestrutura rodoviária do estado.
Com a repactuação dos contratos, as tarifas de pedágio poderão sofrer ajustes, porém, de forma gradual e condicionada à entrega de melhorias nas estradas. A expectativa é que, mesmo com os reajustes, as tarifas fiquem entre 10% e 15% mais baixas do que em uma nova licitação.
Os termos da repactuação estão sendo negociados entre o Ministério dos Transportes e as atuais concessionárias, sob mediação do TCU (Tribunal de Contas da União), visando acelerar os investimentos em infraestrutura rodoviária em todo o país.
A Régis Bittencourt, a Fernão Dias e a Transbrasiliana são estradas de grande importância para o estado de São Paulo e o país, por isso, os investimentos nessas rodovias são fundamentais para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
Com a mediação do TCU, a repactuação das concessões de rodovias representa uma oportunidade para atrair investidores e promover o desenvolvimento da infraestrutura viária no Brasil.