DestaqueUOL

Lula oficializa apoio a Evandro Leitão em convenção do PT para prefeitura de Fortaleza, priorizando eleições municipais de outubro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), marcou presença na manhã deste sábado (3) na convenção que oficializou a candidatura do deputado estadual Evandro Leitão, também do PT, à Prefeitura de Fortaleza. Esse evento consagrou a capital cearense como uma das prioridades do partido para as eleições municipais que ocorrerão em outubro.

Em seu discurso na convenção, o presidente Lula evitou críticas diretas ao prefeito José Sarto, do PDT, que é aliado do ex-presidenciável Ciro Gomes e buscará a reeleição. No entanto, Lula enfatizou que Fortaleza “pode mais” e defendeu a eleição de Evandro Leitão.

O presidente destacou também o trabalho e a liderança do ministro da Educação, Camilo Santana, do PT, que foi governador do Ceará entre 2015 e 2022 e é o principal apoiador da candidatura de Evandro Leitão em Fortaleza.

“Essa cidade merece mais, ela pode mais. Depois da gestão de Camilo [Santana] no governo, o estado cresceu em importância e respeito. É fundamental trazer a grandiosidade do Ceará para Fortaleza”, declarou o presidente, que fez questão de usar uma máscara cirúrgica durante todo o evento.

O Partido dos Trabalhadores terá candidatos próprios em 14 capitais do país, sendo Fortaleza a única cidade em que Lula marcou presença na convenção. Além disso, o PT considera Fortaleza uma prioridade estratégica para reverter o quadro desfavorável das eleições de 2020, quando o partido não elegeu prefeitos em nenhuma capital.

A convenção contou com a presença de cerca de 7.000 pessoas e foi realizada no Centro de Formação Olímpica. Evandro Leitão, Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas, todos do PT, foram carregados nos ombros pelos apoiadores até o palanque ao chegarem ao evento.

Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e com histórico político ligado aos ex-governadores Cid e Ciro Gomes, deixou o PDT e filiou-se ao PT em dezembro do ano passado, em meio ao rompimento entre os irmãos Gomes. Sua escolha como candidato foi apoiada por Camilo Santana e pelo deputado federal José Guimarães, líder do governo Lula na Câmara.

Após a indicação, Evandro buscou formar uma ampla aliança com nove partidos, incluindo PT, PC do B, PV, MDB, PP, PSB, PSD, Republicanos e Solidariedade. A deputada estadual Gabriella de Aguiar, do PSD, foi escolhida como vice na chapa.

A aliança com o PSD, partido que no cenário estadual estava aliado ao PDT em 2022, representa um revés para o prefeito José Sarto. Uma eventual derrota do prefeito poderia significar um enfraquecimento do PDT sob a liderança de Ciro Gomes, que tem se distanciado do PT desde 2018.

A presença de Lula na convenção é vista como um trunfo para o PT em uma eleição que se prevê acirrada em Fortaleza. Evandro Leitão terá como principais adversários José Sarto, Capitão Wagner, André Fernandes, Eduardo Girão, Tércio Nunes e Zé Batista.

Na pré-campanha, Evandro focou em polarizar a disputa com José Sarto, destacando algumas fragilidades da gestão do prefeito, como na saúde, transporte público e zeladoria da cidade.

Por outro lado, Sarto concentrou suas críticas no governador Elmano de Freitas, especialmente em relação à segurança pública, tema sensível no Ceará, que figura como o sexto estado brasileiro com maior número de crimes violentos, de acordo com dados do Anuário Brasileiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo