
“Axé, Kamala”. A saudação que faz parte da música ganhou repercussão após uma internauta publicar a expressão no X. A jornalista Cynara Menezes citou Obama e Kamala como políticos negros que fortalecem a afro-americanidade no cenário dos EUA, e saudou Harris com “axé”. Cynara contou que apagou o tweet para “evitar encheção”, mas mesmo assim a frase repercutiu entre apoiadores e opositores, e chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics na última segunda-feira (22).
Música termina com gargalhada de Harris, que tem sido alvo de críticas de Trump e seus opositores. O republicano a apelidou de “Kamala risonha” e disse que “Você pode dizer muito sobre uma pessoa a partir de uma risada… ela é louca, ela é maluca”, durante um comício no último sábado (20). Outros apoiadores consideraram que a democrata “ri histericamente”.
Amigos fizeram coreografia para a música. Os estudantes Guilherme Rocha e Fabrício Macedo, de 18 anos, disseram ao UOL que a dança veio como “um choque de criatividade”. Guilherme explicou que, conforme ouviam a letra e o ritmo do jingle, foram juntando gestos e passos. “Pegamos camisetas com as cores da bandeira dos EUA. Colocamos na TV uma imagem do Lula e da Kamala e fizemos todo o cenário. Gravamos o vídeo no TikTok e decidimos postar”, contou. A dupla diz que aposta no governo de Kamala e está na torcida pela vitória da democrata.
Outro jingle diz que Kamala “tá disparada e vai ganhar de novo”. A música é uma paródia da música “O homem disparou”, já usada em apoio a candidatos brasileiros em eleições anteriores. O internauta que publicou o vídeo fez uma brincadeira na legenda, dizendo que os delegados de Sobral, cidade no Ceará, eram responsáveis pelo jingle.