
Previsão do Tempo em São Paulo
O paulistano terá que enfrentar variações no clima nos próximos dias na capital. Segundo a Climatempo, as manhãs serão frias, com tardes mais quentes e baixa umidade do ar, pelo menos até o dia 10, quando a primeira frente fria da estação está prevista para chegar ao Sudeste.
De acordo com a agência, as temperaturas na Grande São Paulo devem ficar um pouco acima da média para agosto, variando de 1ºC a 3ºC.
“A atuação de massas de ar quentes ainda será predominante em grande parte do Brasil”, destaca a Climatempo, comparando com o cenário de julho, que teve características semelhantes durante a maior parte do mês.
Para esta quinta-feira, o Inmet prevê temperaturas entre 14ºC e 25ºC na região.
As madrugadas e manhãs continuarão geladas, mas as tardes se tornarão mais quentes nos primeiros dias de agosto, segundo a previsão da agência meteorológica.
Os índices de umidade do ar também devem diminuir, chegando a valores mínimos próximos a 45% nas horas mais quentes do dia, de acordo com o CGE da Prefeitura de São Paulo.
Entre os dias 10 e 12, os modelos meteorológicos apontam a chegada de uma frente fria que poderá romper com o ciclo de calor e trazer chuvas para a região.
No entanto, para a segunda metade do mês, a previsão não indica a chegada de frentes frias fortes, com a tendência de temperaturas altas e ar seco, como ocorreu em julho.
Agosto é tradicionalmente um mês com pouca chuva em São Paulo, com uma média climatológica de apenas 38 mm. Algumas frentes frias costumam passar longe da costa, o que contribui para episódios esporádicos de chuva na cidade.
Um documento publicado pela Climatempo na última terça-feira alertou que o tempo seco que marcou boa parte de julho nos estados do Centro-Oeste e Sudeste deverá continuar em agosto em praticamente todo o país.