Aumento de internações por covid-19 entre idosos preocupa autoridades em diversos estados do Brasil, aponta novo Boletim InfoGripe.

Além disso, o estudo apurou um aumento das internações por influenza A entre os idosos em estados das regiões Sul e Sudeste, mas já existem indícios de interrupção do crescimento em outros estados do Centro-Sul. Em relação ao vírus sincicial respiratório (VSR), foi observada uma interrupção do crescimento ou uma redução nas internações de crianças até 2 anos em diversas regiões do país, com exceção de Santa Catarina e Roraima, que ainda apresentam sinais de expansão.
A pesquisa também apontou um aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Bahia e Piauí, principalmente devido ao aumento das internações por rinovírus entre crianças e adolescentes. No entanto, o InfoGripe indicou uma tendência de queda na incidência de SRAG por VSR e influenza A em muitos estados do país, embora ainda haja crescimento em outras unidades federativas.
Em relação aos óbitos, o estudo destacou que o vírus VSR é a principal causa de internações e óbitos em crianças até 2 anos de idade, mesmo demonstrando uma queda nas últimas semanas. Já entre os idosos, as mortes associadas ao vírus da gripe, influenza A e covid-19 foram mais significativas.
Diante desses dados, é fundamental que as autoridades de saúde estejam atentas a essas tendências e reforcem as medidas de prevenção e controle da covid-19 e outros vírus respiratórios, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. A análise detalhada do Boletim InfoGripe auxilia na tomada de decisões e na adoção de estratégias para combater a propagação dessas doenças no país.