DestaqueUOL

Vídeo antigo é distorcido para criar notícia falsa sobre guerra civil na Venezuela em 2021



Artigo sobre vídeo distorcido

O vídeo traz no topo: “Urgente Venezuelanos decretam Guerra Civil” e mais abaixo: “Você apoia o povo venezuelano? Digite “eu apoio””.

Outra publicação, além de dizer que os venezuelanos decretaram guerra civil afirma: “O gigante da Venezuela acordou, e agora partem pra cima”.

Por que é distorcido

Vídeo é de abril 2017. Por meio de busca reversa de imagem, foi possível encontrar a gravação em uma publicação no X (antigo Twitter), de 19 de abril de 2017, e no YouTube, de 20 de abril do mesmo ano.

Imagens do vídeo são, de fato, na Venezuela. Os protestos ocorreram na avenida Francisco Fajardo, chamada também de Autopista Del Este, em Caracas. É possível reconhecer alguns dos prédios do vídeo original pelo Google Maps.

Em 2017, manifestantes também protestavam contra Maduro. Na época, policiais e militares venezuelanos lançaram bombas de gás lacrimogêneo contra opositores durante protestos realizados em vários pontos de Caracas, em uma marcha contra o presidente Nicolás Maduro e que exigia eleições gerais. Os protestos haviam começado em 1º de abril. Ao fazer a busca em sites de imagens, como Getty Images, é possível encontrar fotos dos protestos daquele ano.

Como jornalista investigativo, é importante destacar a veracidade das informações veiculadas em vídeos e publicações, a fim de evitar a disseminação de notícias falsas e distorcidas. Neste caso específico, o vídeo que supostamente trazia a informação de que os venezuelanos haviam decretado guerra civil foi, na verdade, gravado em abril de 2017, durante protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

Através de uma busca reversa de imagem, foi possível identificar a origem do vídeo e confirmar que as imagens eram, de fato, da Venezuela. Os protestos ocorreram em Caracas, na avenida Francisco Fajardo, durante um período de intensos confrontos entre manifestantes e forças de segurança.

É importante ressaltar que, em 2017, os venezuelanos também protestavam contra Maduro e exigiam eleições gerais. As manifestações, que tiveram início em abril daquele ano, resultaram em confrontos violentos e repressão por parte das autoridades. Fotos dos protestos daquele período podem ser encontradas em sites especializados, como a Getty Images.

Portanto, é fundamental que a mídia e o público em geral estejam atentos à origem e contexto de vídeos e publicações que circulam nas redes sociais, a fim de evitar a propagação de informações distorcidas e enganosas. A verificação cuidadosa das fontes e a contextualização dos fatos são essenciais para garantir a disseminação de notícias verdadeiras e transparentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo