DestaqueDiário do Rio

Festival Margem Visual: Performance Periférica leva arte das periferias do Rio ao Museu da Cultura Afro-Brasileira






Reportagem: Festival Margem Visual traz destaque para artistas periféricos no Rio de Janeiro

Vinte artistas de áreas periféricas do Rio de Janeiro terão a oportunidade de dar visibilidade aos seus trabalhos de vídeo, fotografia, performances ao vivo e diálogo com outras linguagens na 3ª edição do Festival Margem Visual: performance periférica, organizado pelo Mó Coletivo. Ao todo, foram recebidas mais de 100 inscrições para o evento, que contará com exposição e seminários presenciais, além da produção de um catálogo impresso dos trabalhos expostos. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

O Festival Margem Visual visa valorizar e promover a produção artística das periferias do Rio de Janeiro. Este ano, a curadoria do evento, composta por Carolina Rodrigues, Mariana Maia e Mery Horta, teve o desafio de selecionar 20 artistas entre as diversas inscrições recebidas. Carolina Rodrigues comentou: “Somos três mulheres com concepções diversificadas sobre práticas artísticas, o que torna o processo de seleção desafiador. Recebemos propostas com qualidade técnica e profundidade poética que nos impressionaram.”

A diversidade é uma prioridade na escolha dos trabalhos, com destaque para a representatividade de artistas com diferentes identidades e origens em regiões periféricas. Rafael Amorim, um dos artistas selecionados, expressou sua alegria e expectativa em participar do evento, trazendo sua obra-performance “Comunhão” para o contexto do MUHCAB, um museu comprometido com a memória do povo preto no Rio de Janeiro.

Diversidade é prioridade na escolha dos trabalhos

Além disso, a exposição contará com performances ao vivo e uma variedade de linguagens artísticas que refletem as experiências e perspectivas dos artistas periféricos. A mostra estará aberta ao público no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) durante todo o mês de agosto, com entrada gratuita e possibilidade de visitas mediadas para grupos escolares. O evento reúne uma seleção de artistas e coletivos como Pajé Rita Tupinambá, Sueka, Preta Evelin, Milu Almeida, e outros, que representam a diversidade e criatividade das periferias cariocas.

Serviço

3º Festival Margem Visual: performance periférica

  • Dias: 03 e 11 de agosto
  • Horários: 10h – 12h: seminário / 14h – 17h: performances
  • Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro
  • Entrada Gratuita

Exposição Margem Visual: performance periférica

  • Dias: De terça a domingo, durante todo o mês de agosto
  • Horários: das 10:00 às 17:00
  • Entrada gratuita e aberta ao público, com possibilidade de receber grupos escolares com mediação especializada em acessibilidade.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo