DestaqueSenado Federal

Tramitam no Congresso Nacional 25 medidas provisórias relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul, com apoio financeiro às vítimas.





Matéria sobre medidas provisórias relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul

Medidas provisórias em destaque no Congresso Nacional

No segundo semestre, 25 medidas provisórias estão em tramitação no Congresso Nacional, sendo que a maioria delas está relacionada às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Dentre essas, 11 medidas referem-se à abertura de crédito extraordinário e 8 são destinadas a oferecer apoio financeiro às vítimas da tragédia.

Apoio às empresas

No dia 9 de maio, o governo federal editou a Medida Provisória 1.216/2024, que apresentou 12 iniciativas de socorro ao Rio Grande do Sul, com foco especial em empresas. A prorrogação de vencimento de tributos e ampliação de crédito foram algumas das ações contempladas, com o objetivo de beneficiar setores como agropecuária, comércio e indústria. A MP também assegurou aportes aos Fundos Garantidores e antecipou benefícios como o seguro-desemprego e restituição do Imposto de Renda.

Outras medidas complementares foram adotadas posteriormente, como a MP 1.245/2024, que destinou mais recursos para crédito subsidiado às pequenas empresas do RS. Já a MP 1.218/2024 liberou R$ 12,2 bilhões para ações emergenciais na região, com foco no reforço do Programa Emergencial de Acesso a Crédito, entre outras iniciativas.

A abertura de crédito extraordinário também foi destaque nas MPs relacionadas ao apoio às empresas. A MP 1.233/2024 autorizou a liberação de R$ 17,59 bilhões para atender demandas emergenciais no RS, com grande parte desses recursos direcionados ao socorro a empresas afetadas pelas enchentes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo