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Telefone 192 do Samu fica fora do ar três vezes em uma semana: Governo do Rio promete investigar a operadora responsável.

Nos últimos dias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Rio de Janeiro enfrentou uma série de problemas técnicos que resultaram em interrupções no atendimento pelo telefone 192. Em três ocasiões distintas, o serviço ficou fora do ar, sendo a mais recente na tarde desta quarta-feira (31).

As outras duas falhas ocorreram na última quinta-feira (25) e na noite de sexta-feira (26), impactando diretamente a população que precisa acionar o Samu em casos de urgência e emergência.

Diante dessas interrupções, o Governo do Rio de Janeiro anunciou que irá notificar a operadora de telefonia responsável, a Oi, por considerar as falhas técnicas como graves e impactantes para um serviço tão essencial como o Samu.

A Secretaria de Estado de Saúde manifestou sua expectativa de que a operadora Oi encontre uma solução definitiva para evitar novas interrupções no atendimento pelo telefone 192. Em nota, a empresa informou que o rompimento de uma fibra ótica devido a um ato de vandalismo foi o motivo das falhas recentes.

O Samu, serviço financiado pelos governos federal, estadual e municipais, tem como objetivo melhorar o atendimento à população em casos de urgência, funcionando gratuitamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Criado em 2003, o Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e presta atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas. As equipes são compostas por profissionais capacitados para lidar com situações de urgência de diversas naturezas, como traumáticas, clínicas, cirúrgicas, pediátricas, gineco-obstétricas e psiquiátricas.

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