
Julho se despede com a volta do calor em São Paulo
Nesta quarta-feira (31), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a capital paulista terá mínima de 14ºC e máxima de 22ºC. No entanto, a partir de quinta-feira (1), a cidade já começará a sentir o aumento das temperaturas, com a máxima podendo chegar a 25ºC, e até 27ºC na sexta (2) e no sábado (3).
A MetSul também destaca a virada no tempo e a volta do calor a partir de quinta-feira. Muitas cidades do estado de São Paulo e da região metropolitana de Porto Alegre poderão registrar marcas acima dos 30°C, com uma sensação de tempo abafado predominando.
Além do calor, a previsão é de tempo seco na maior parte do Brasil. As temperaturas seguirão em uma tendência de elevação, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte, segundo a Climatempo.
No entanto, agosto promete a passagem de frentes frias, com uma previsão de uma frente mais intensa na primeira quinzena do mês. Isso deve causar um aumento das chuvas e uma queda acentuada nas temperaturas, principalmente no Sul e no leste do Sudeste, afetando áreas como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e o litoral de São Paulo.
Já na segunda quinzena de agosto, uma nova massa de ar seco se estabilizará na faixa central do Brasil, o que impedirá a formação de chuvas significativas, especialmente no Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Em média, a mínima em São Paulo para o mês de agosto é de 13,3ºC, enquanto a média das máximas fica em torno de 24,5ºC, conforme dados da MetSul.