DestaqueDiário do Rio

Emprego industrial no Rio de Janeiro dobra contratações em junho, aponta levantamento da Firjan, com mais de 4 mil vagas formais.




Artigo Jornalístico

Empregos na Indústria do Rio de Janeiro têm crescimento significativo em junho

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revelou que o setor industrial fluminense gerou 4.462 vagas formais de emprego em junho. Esse número representa o dobro do saldo observado no mesmo período do ano anterior, que foi de 2.235. O destaque ficou para o setor da Construção, que teve um aumento de 1.946 postos de trabalho, seguido por Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos, com 602 vagas criadas, e pela Fabricação de Coque, de Produtos Derivados do Petróleo e de Biocombustíveis, com um aumento de 375 postos.

No geral, analisando todos os grandes setores econômicos, o mercado de trabalho no Rio de Janeiro criou 17.229 vagas formais em junho, acelerando as contratações em relação aos meses anteriores. O setor de Serviços foi responsável por criar 9.692 novos postos de trabalho, com destaque para Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e Outros Serviços Prestados Às Empresas, Atividades de Atenção À Saúde Humana, Alimentação e Transporte Terrestre.

Além disso, o Comércio teve o seu melhor saldo do ano em junho, com 2.961 novas contratações, impulsionado principalmente pelo Comércio Varejista. A Agropecuária também apresentou um saldo positivo de 114 empregos criados.

A análise por municípios apontou que 72 das 92 cidades fluminenses registraram um saldo positivo de empregos em junho. Destacam-se cidades como Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, Macaé e Campos dos Goytacazes. No primeiro semestre do ano, o estado do Rio de Janeiro acumulou um total de 90.857 novos empregos com carteira assinada, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Esses dados são um indicativo positivo para a economia do estado, mostrando uma recuperação significativa no mercado de trabalho e um aumento nas oportunidades de emprego para a população fluminense.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo