
Alesc organiza deputados por bancadas regionais para facilitar discussões
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tomou uma iniciativa inovadora com o objetivo de diminuir vieses partidários e a polarização política. Agora, os deputados foram organizados em seis bancadas suprapartidárias regionais: Oeste, Serra, Sul, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Essa nova estrutura visa facilitar as discussões de pautas de interesse de cada região do estado.
A proposta, formalizada em 2023 pelo presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), surgiu quatro anos após deputados do Oeste terem constituído um grupo regional informal para discutir prioridades locais e cobrar ações do governo de forma coletiva.
“Passadas as eleições, o cidadão quer resultados, quer ver ações que repercutam em seu dia a dia”, enfatiza De Nadal. Como parte dessa nova dinâmica, a Assembleia aprovou uma proposta de emenda à Constituição Estadual que determina que 25% dos recursos economizados anualmente pela Alesc, e que são devolvidos ao governo do estado, sejam obrigatoriamente destinados pelas bancadas regionais.
As bancadas se reúnem regularmente para encaminhar pautas de ações e, por votação, definir a alocação dos recursos disponibilizados pela Alesc. Um exemplo disso foi a decisão dos deputados do Sul de utilizar a verba recebida para um projeto que beneficiaria o porto pesqueiro de Laguna, aprofundando o canal que liga a Lagoa do Imaruí ao Atlântico.
No Oeste, os recursos foram direcionados para a construção de um centro de treinamento para o paradesporto em Chapecó, enquanto na Grande Florianópolis a Defesa Civil recebeu verbas para auxiliar a população carente afetada por eventos climáticos recentes.
Essa nova forma de organização dos deputados por bancadas regionais está sendo vista como uma estratégia promissora para promover o desenvolvimento regional e proporcionar benefícios concretos às diferentes partes do estado de Santa Catarina.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.